Wednesday, July 4, 2012

As delícias e frustrações do rito de passagem... Bem-vindos aos 30!!!



Bom dia bonitos e bonitas... 



Ontem, com a inauguração deste singelo espaço, tive a curiosidade de "furungar" o google atrás de coisas que remetem a esse nome-tema do meu blog, que é a entrada na casa dos trinta...CHOVEEEEEERAM nomes de blogs com o mesmo tema...no início me senti bem pouco original mas logo em seguida percebi que essa fase da vida da mulher é bem controversa e marca a vida de todas nós.. Engraçado é que não vejo o mesmo acontecendo com os meninos...a minha impressão é que o tempo passa e eles continuam meninos...e nós entramos numa nóia de fazer review dos últimos 10, 15 anos da nossa vida, começamos uma espécie de contagem regressiva, com creminhos lustra-rugas, peelings, drenagens, muuuita maquiagem e mil planos de dietas e retorno para academia... Tão real que no filme "A dona da história", existe um diálogo entre Marieta Severo e Débora Falabella que é mais ou menos assim: "-Me fala o que eu posso fazer por você?"(Débora pergunta pra Marieta, que é a projeção de sua personagem num futuro possível) e Marieta responde sem titubear: "-Academia antes dos 30!"(acho que ela cita dieta tb!)http://www.youtube.com/watch?v=uowmG5k6bvA. Esse filme é muito interessante porque fala de uma mulher que chegou em um momento da vida em que começa a questionar suas escolhas e o rumo que sua vida tomou em decorrência dessas escolhas...é exatamente esse sentimento que carregamos quando chegamos aos trinta, fazer um balanço e tomar nota dos saldos positivos e negativos (e é aqui que retomo minhas noções de Contabilidade!). E aí é hora de retomar projetos abandonados, enterrar alguns outros, recomeçar, recomeçar...porque com trinta anos NINGUÉM começa do zero!!! Verdade seja dita, me sinto um pouco "Pequeno Príncipe" toda vez que paro pra pensar sobre tudo que já fiz, todos os lugares que passei, as pessoas que conheci...outras vezes me sinto um pouco antropóloga, tendo todo tipo de experiência só pra saber como é, qual é a sensação de passar por aquilo... dessa forma, COMO EU COMEÇARIA DO ZERO???? Nem tenho interesse, ostento com muito orgulho todas as memórias que tenho, e como professora e historiadora, vivo recontando essas histórias. Mas o fato é que nem sempre temos todo esse ânimo quando pensamos nas coisas que não "vingaram", naqueles projetos onde empenhamos tanta energia e suor e eles simplesmente naufragaram sem deixar vestígio do que eram em nossos lindos devaneios... quem não se lembra daquele namorado que daria um lindo marido, ou daquele curso que nos renderia uma bela e próspera carreira, daquele amigo que a gente achava que iria carregar pra sempre... são as famosas frustrações, os "defuntos" que carregamos, formando um cemitério na cabeça (como diria o grupo Biquíni Cavadão).

Pois hoje o meu convite para todos nós é deixarmos para trás todos esses falecidos e retomarmos nossa caminhada, pegando um novo fôlego nessa fase e nos reconhecendo como sujeitos responsáveis não pelas coisas que não deram certo, mas por tudo aquilo que conquistamos até aqui, o conhecimento, as amizades, as pequenas e grandes vitórias. 


“Irmãos, quanto a mim, não jugo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus” (Filipenses) 3:13-14


5 comments:

  1. PS. Como eu disse antes, ainda sou amadora e esse espaço ainda está em fase de testes de layout, portanto, tenham paciência porque ainda estou apanhando aqui...rsrsrsrs

    ReplyDelete
  2. Arrasou, Camila! Estou um pouco longe dos 30, mas só de pensar que estou quase nos 20 meu coração acelera, hahah. Passou muito rápido! Fico lembrando das coisas que aconteceram ou que poderiam acontecer e acabo ficando neurótica, rs. Esse texto de Filipenses tem sido meu foco ultimamente!
    Ótimo início de blog :D

    ReplyDelete
  3. Show de bola esse texto... é a mais pura verdade e ano que vem sou eu que me viro nos trinta heheheh

    ReplyDelete
  4. Adorei, Camila!!!
    Espero q haja espaços para nós, mulheres de quase 40... kkkkkkkkkkk

    ReplyDelete
  5. Claro, Taci!!!Das mais novas às mais melhoradas, tem espaço pra todas!!!!

    ReplyDelete