Friday, July 6, 2012

Eternas garotas, mas ainda melhores!!!





UMA ETERNA GAROTA, mas com um tempero especial...

Sabe quando você olha pro espelho e pergunta: quem é essa criatura do outro lado??? Esse é o sentimento daquelas que encontraram seu primeiro pé-de-galinha, vincos na testa, "bigode chinês", o primeiro melasma (=distúrbio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras na pele=leia-se manchas marrons na face), e aquela marca horrorooooosa que fica na região do nosso colo toda vez que a gente dorme, uma espécie de vinco denunciador da perda do viço da nossa pele...Será que isso já aconteceu com vocês???Comigo, já. E pra minha tristeza, não é uma coisa gradual, para a qual fomos preparadas, mas acontece numa noite, e no dia seguinte você acorda assim: VELHA! 


E para piorar nosso sentimento, a gente convive com gente muuuuito mais nova, que fica esfregando na nossa cara, via facebook, que nasceu depois de 1990...tipo você olha e cai dura...pessoas nascidas depois da queda do Muro de Berlim, e a gente lembrando de quando tinha 12 anos e ouvia Dance, que estava "super na moda"...ou quando tinha 15 anos e sabia de cór todas as músicas e coreografias das Spice Girls e Backstreet Boys!!! Que saudade, na minha época de adolescente rolava muito aquela famosa festinha americana, onde cada um levava seu pratinho, e em minha memória é tão viva a imagem da gente dançando coladinho ao som de "I'll stand by you- Pretenders"(detalhe: a gente ainda usava "bolachão", o disco era meu!!!!). 

Essas memórias sempre voltam quando vejo o filme "De repente 30", onde a personagem aparece numa festinha de aniversário fazendo um pedido: quero ter trinta! Coitada...se ela soubesse que chega mais rápido do que a gente quer... enfim, o filme é perfeito, retrata fielmente o sentimento estranho que permeia esse tempo de nossas existências, porque queremos ter trinta quando temos doze ou dezoito anos, e quando alcançamos trinta, percebemos que perdemos um tempo precioso correndo atrás de coisas não tão importantes...

Quando alcançamos os trinta, a maioria de nós parece ser bipolar, acordando um dia mega felizes e realizadas, e no outro, com aquela deprê, que nos diz: que saudade dos meus 15, 18, 20 anos...mas, com sorte, essa saudade passa rápido porque a idade também nos dá essa vantagem: uma boa percepção, logo que nos damos conta do quanto somos maravilhosas!!! O próprio Balzac fala a respeito (aliás, tem uma certa pessoa que ficou de me emprestar esse livro...), vejam só: 

“Uma mulher de trinta anos tem atrativos irresistíveis. A mulher jovem tem muitas ilusões, muita inexperiência. Uma nos instrui, a outra quer tudo aprender e acredita ter dito tudo despindo o vestido. (...)Entre elas duas há a distância incomensurável que vai do previsto ao imprevisto, da força à fraqueza. A mulher de trinta anos satisfaz tudo, e a jovem, sob pena de não sê-lo, nada pode satisfazer”.

E tem mais:

"Ela perde o frescor juvenil, é verdade. Mas também o ar inseguro de quem ainda não sabe direito o que quer da vida, de si mesma e de um homem. Não sustenta mais aquele ar ingênuo, uma característica sexy da mulher de 20. Só que isso é compensado por outros atributos encantadores que reveste a mulher de 30.Como se conhece melhor, ela é muito mais autêntica, centrada, certeira no trato consigo mesma e com seu homem. Aos 30, a mulher tem uma relação mais saudável com o próprio corpo (...) Não briga mais com nada disso. Na verdade, ela quer brigar o menos possível. Está interessada em absorver do mundo o que lhe parecer justo e útil, ignorando o que for feio e baixo – astral. Quer é ser feliz. Se o seu homem não gosta dela do jeito que é, que vá procurar outra. Ela só quer quem a mereça."

E usei tanto Balzac porque ele é inteligentíssimo nesse texto, descrevendo exatamente o que nos tornamos, o que o tempo faz conosco, sendo filhas, mães, avós, esposas, profissionais, donas-de-casa, blogueiras ou o que quer que tenhamos escolhido ser... é muito reconfortante pra mim saber que mesmo no meio dessa surra biológica que tomamos, esse carrossel de hormônios que chegam e que vão embora, ainda assim só conseguimos ficar mais maravilhosas, à medida em que nos permitimos conhecer a nós mesmas, liberar o perdão e as energias negativas, e adotar o que faz bem para o nosso corpo e mente. Mesmo que o tempo tente nos dizer que é feroz conosco e que passa depressa, somos tão poderosas que conseguimos driblá-lo com um salto poderoso, um belo vestido, um perfume especial e aquele famoso batom/esmalte vermelho, que na época de adolescentes não nos permitíamos usar... e com muito, muito orgulho, ouso dizer:

Sim, aos 20 anos a mulher é escolhida. Aos 30, é ela quem escolhe.

3 comments:

  1. Hahahaha... Sei bem desses "vincos na região do colo"

    Mas eu não tenho sentimentos ruins relacionados a essas transformações e nem sofro de nostalgia por causa dos 15 ou vinte Acho que estou muito melhor agora do que aos 20 (Mesmo com uns quilos a mais, eu me prefiro agora, nessa fase)
    Acho que me encaixo perfeitamente no texto de Balzac quando ele diz que aos 30, a mulher tem uma relação mais saudável com o próprio corpo (...) Não briga mais com nada disso. Na verdade, ela quer brigar o menos possível.

    É mais ou menos por aí...

    Aos vinte, eu me matava de fazer academia, 5 vezes por semana e malhava cerca de 2 horas por dia.

    Hoje em dia, beirando os 30 (estou com 29), o máximo de tempo que eu perco dentro de uma academia, é uma hora. E no máximo, 3 vezes por semana.

    A diferença é que aos vinte eu me massacrava na frente do espelho e me deprimia por não ter o corpo das atrizes da globo (que hoje por sinal, acho todas muito sem graça)
    Hoje, quando olho minhas gordurinhas no espelho eu penso: "Ahh! Que se Dane! Eu sou linda de qualquer jeito! rs"

    O grande barato de ter 30 é que você passa a se amar mais, e gastar o tempo com o que realmente te faz feliz. E ganha uma segurança incrível! É quando a gente realmente se encontra!

    Beijo Mila!!

    Bom texto!

    ReplyDelete
  2. PS.: Desconsidere os erros de concordância... Pois eu não revisei... rs

    ReplyDelete
  3. Obrigada amore!!!Que bom que vc gostou do texto, eu tomei uma coça pra enxugar ele, tava maior, vc crê??? Sou muito verborrágica!!!Fiquei com medo de escrever tanto que ninguém entendesse no final...mas acho que consegui dar uma sequência lógica, no fim das contas. Conto com suas dicas e considerações, sobre o texto e o layout tb. Essa sua consultoria está sendo de grande valor!
    Um mega beijo!

    Camila

    ReplyDelete