Thursday, August 2, 2012

E lá vamos nós aos questionamentos...



Hello crianças, como vão vocês???

Quase um mês depois, retorno com um cansaço sem fim, pois além de corrido, o mês de julho trouxe muitas coisas à tona, dentre elas, aquele velho hábito de fazer retrospectiva dos últimos anos e me culpar pelo que ainda não consegui retomar dos projetos que sonho realizar...

Odeio isso, mas é inevitável não me sentir culpada, embora sempre recomende o contrário às pessoas (faça o que eu digo mas não faça o que eu faço, entende???). Como eu sempre fui free-lancer, sempre com um trampo e outro, nunca tive muito tempo pra pensar sobre o que eu realmente queria fazer da vida. Na verdade, com essa coisa de retrospectiva, percebi que eu nunca tive muito tempo de pensar EM NADA, sempre vivi como aquela música, "deixa a vida me levar", sem perceber que eu poderia me arrepender mais tarde. É claro que não foi bem assim que escolhi meu curso superior, mas fui mais prática possível, visto que eu já tinha "bombado" na minha primeira tentativa de passar no vestibular... resumo da ópera, me encontro totalmente perdida, como quem acabou de sair do útero da mãe, e não entende absolutamente nada do que está acontecendo. Percebi isso ao ver novamente o filme "Diário de uma babá", quando a protagonista vai a uma entrevista de emprego e a empregadora pergunta QUEM ERA ELA...a personagem entrou em pânico porque tinha acabado de se formar e não sabia o que responder... e acontece que estou formada desde 2007 e ainda não sei bem como responder esta pergunta! Me lembro de quantas vezes meu professor de filosofia me obrigou a refazer o meu texto onde o título era a pergunta "QUEM É VOCÊ?"...E o pior é que no meu último texto (na verdade minha última tentativa!) ele escreveu CONTINUE A CAVAR... e no meu entendimento eu já tinha sido tão profunda que já estava chegando na China!!!
Ah vá, quem sabe responder essa pergunta de verdade? Você sabe? Cara, afinal, no que consiste essa pergunta? Você é o que você faz, o que você gosta, de quem você gosta, o que você quer, qual é a melhor definição??? Enfim... são muitos questionamentos. Mas fiquei feliz, ainda que confusa, porque recordei-me de uma propaganda que fala: o que move o mundo não são as respostas, SÃO AS PERGUNTAS... dá um alívio danado isso... porque lembro que são todas essas perguntas que ainda tento responder que me levarão adiante e sei que as respostas delas me levarão à novas perguntas, e a sabedoria consiste nisso, constatar que ainda sabemos muito pouco...

"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos, um oceano."( Isaac Newton)

5 comments:

  1. Já que há um oceano a ser explorado, então, ao invés de "cavar", eu diria: 'CONTINUE A NADAR'. Continuemos a nadar, porque afinal, só alcança quem dá braçadas, ainda que rumo ao desconhecido; se paramos a correnteza nos leva para o mar de comodidades...(e lá é para os fracos, não pra nós. rsrs') ADOREI O TEXTO. SEMPRE INTENSA. =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Juro que quando escrevi CONTINUE A CAVAR, tb lembrei do CONTINUE A NADAR, que a peixinha Dori fala no filme Procurando Nemo...ri sozinha aqui!!!!É isso aí, nadar com a esperança de que não vammos morrer na praia!!! Intensa sempre né??? ;D

      Delete
  2. Relaxa...no bom sentido, de confiar em Deus, em entender que esta vida é passageira, como diz que na Bíblia, que somos peregrinos em terra estranha...eu também passei por isso este mês e comecei a ficar super deprimida, principalmente no dia do meu aniversário, mas logo chutei pra longe este sentimento e vi que o nosso mundo gira e cada mudança é uma experiência necessária e nada é definitivo.Continuemos a cavar, nadar e principalmente a correr a maratona , como diz Paulo, rumo a eternidade! Esta é a única certeza que precisamos ter! Bjos.

    ReplyDelete
  3. Amiga... A vida é fácil! A gente é que complica ela.
    Já falei com vc que o momento da certeza absoluta nunca chega, então, cabe a nós apenas vivermos e aproveitarmos os momentos que temos.
    Ficar se culpando pelo que passou e fazendo questionamentos "profundos" são grandes perdas de tempo.
    A vida é muito mais do que saber a resposta para a pergunta "quem sou eu". Aliás, essa é uma pergunta um tanto quanto bizarra, pois a resposta sempre é obsoleta, visto que estamos em constantes mudanças. A gente muda o tempo todo!
    Não se culpe. Por mais que ache que mereça. Culpar-se é uma agressão contra você própria. O sentimento de culpa nos enfraquece. Nos deixa vulnerável. Chega de culpas, chega de retrospectivas. Chega de ser a vítima onde o carrasco é você mesma. No dia em que você parar de se culpar, vai se tornar forte para avançar para os obstáculos seguintes.
    Força na peruca!
    Beijão!

    PS.: Vem aqui em casa qq hora dessas! Vem num sábado! A gente faz uma pipoca e vê o vídeo do casamento

    ReplyDelete
  4. Neguinha,
    Concordo com a Elayne... Essa pergunta é impossível de ser respondida "ao pé da letra". Quando penso nela, minha resposta sempre começa com "hoje eu sou...", ainda mais nós, geminianas, né gata!rsrs
    Não se torture nesses momentos nostálgicos. E como diz a musiquinha da peixinha "continue a nadar pra achar a solução" , a verdade é que, a cada braçada, a vida nos faz ver um novo horizonte e uma soluçao apropriada para aquele nosso momento!
    Bjkssss

    ReplyDelete